Pergunta aos nutricionistas: o azeite é saudável?


Além do grande mito sobre se o sal faz bem ou mal, outra das questões de nutricionismo que mais ouvimos é se o azeite é saudável. Apesar de ser a maior fonte de gordura da dieta Portuguesa e da maioria das dietas Mediterrânicas, ainda há muitas dúvidas sobre o azeite. Será preferível à manteiga e ao óleo? O azeite cru faz bem ao colesterol? Os nutricionistas acham que sim.

Prefira o azeite virgem ou extra virgem

O azeite de azeitona (também conhecido como azeite de oliva em certas regiões) é uma gordura de origem vegetal, o que o torna desde logo preferível à gordura de origem animal, como a manteiga e a banha de porco. Mas nem todos os azeites são iguais! Os nutricionistas recomendam que dê preferência aos azeites virgens de acidez baixa (menor ou igual a 0.7%) e produzidos por meios mecanizados, que são uma fonte de gordura monosaturada.

Os azeites compostos e os azeites refinados são misturados com outras substâncias, por isso a sua constituição é mais dúbia. A maioria das vezes, as substâncias que adicionam são polisaturadas. Por um lado, o facto de não se tratarem de azeites puros faz com que sejam menos apropriados para cozinhar a altas temperaturas. Por outro, têm sempre menos vitaminas e menos nutrientes, o que faz com os nutricionistas não os recomendem.

O azeite ajuda a regular o colesterol

Também é verdade! Quando chegamos às consultas de nutrição, começamos a perceber como o que comemos influencia muito mais coisas do que o nosso peso. Ao ser uma gordura monosaturada, melhora os níveis de colesterol HDL (o “colesterol bom”) e faz com que o LDL (chamado “colesterol mau”) baixe. Mas os nutricionistas advertem: para que funcione, o azeite não deve estar quente. Assim, os fritos não valem! Se quer regular o colesterol, opte por azeite cru em saladas, pão ou sopas.

Ou seja: sem abusos, pode consumir azeite! Sendo uma gordura, não é recomendável que regue todos os seus pratos com um (ou vários) fios de azeite, mas não existe motivo para fugir dele. Se ainda assim continua a ter algumas dúvidas sobre nutricionismo e sobre o meu estilo de alimentação para si, talvez seja bom procurar nutricionistas em Lisboa.

Comentários

Mensagens populares